Espiritualidade

Sinta o poder da gratidão em sua vida

“E se você acordasse amanhã somente com as coisas pelas quais se sentiu grato hoje?” – Autor desconhecido

 

Em 2015 tive a honra de participar de um super desafio sugerido por Flavia Melissa, psicóloga cujo trabalho trata-se do despertar da consciência. Foram 300 dias contados a partir de 26 de maio de 2015, onde cada participante postaria nas redes sociais ou em um caderninho, pelo menos um motivo para ser grato todos os dias. E nesse processo percebíamos como nunca paramos para pensar como olhar a vida de outro ângulo pode direcionar nossas vidas para outro caminho. Sim, porque a vida pode ser boa ou ruim dependendo do olhar que damos a ela.

Em um mundo denso e em evolução como nosso planeta, as notícias ruins ainda são mais direcionadas fortemente e por isso fazem parte dos noticiários de TV, internet, conversas com amigos e familiares e etc, e por isso, não nos damos conta do quanto de coisas boas acontecem apenas mudando nosso ponto de vista.

Minha participação dentro desafio foi com um perfil de instagram exclusivo para as gratidões, e pela hashtag utilizada podíamos manter contato com outras milhares de pessoas no Brasil que também estavam participando. Se não fosse difícil não teria se chamado desafio… Tinha dias em que não era fácil pensar em algo para ser grato, por ter acontecido alguma coisa que nos desagradasse. Porém, quando entrávamos no perfil e víamos outras pessoas sendo gratas por motivos tão simples em suas vidas, percebíamos os pequenos motivos, mas essenciais em nossas vidas também. Fizemos amizades e participávamos da vida do outro e com cada momento do dia de cada um. Sentíamos afinidades sem nunca ter visto na vida os participantes do desafio e algumas vezes sem saber como era a fisionomia, pois alguns não postavam fotos pessoais.

Sentir-se grato pelo que temos hoje é algo que renova a alma, olhar pro agora com amorosidade nos torna libertos das “nóias” que a mente prega. O desafio da gratidão “acabou” oficialmente em março desse ano 2016, mas é justamente aí que o desafio dá início novamente. Ser grato por tudo, apesar de não utilizar as redes sociais e se inspirar nas gratidões das pessoas ao redor. Ser grato mesmo quando algo que no momento presente parece ser “ruim” mas ao mesmo tempo ter a consciência de olhar para o acontecimento apenas como observador. Ser grato por um arco-íris que se vê no céu nublado, pois isso nos faz lembrar que mesmo que nosso dia seja cinzento sempre existirá uma benção que pode estar disfarçada de uma adversidade. Ser grato apenas por estar vivo e por fazer parte de um ciclo evolutivo do universo e do poder que está contido nele.
Na prática um bom início para mudar o foco de sua vida com a gratidão, sugiro começar anotando num caderninho durante uma semana, um mês e aos poucos acostumar sua mente a pensar diferente todos os dias. Não é apenas o ato de agradecer, mas de sentir a gratidão da sua alma de que tudo está como deveria estar e confiar nas forças de Deus. E se você não souber sobre o que agradecer, invente, sinta e respira. O universo é poderoso, sábio e tudo o que nos acontece aqui existe sempre um motivo para estar lá. Agradece e agradece que um dia a graça desce. Foi esse um dos aprendizados que o sentimento da gratidão trouxe para mim.
“Seja grato pelo que você tem; você acabará tendo mais. Se você se concentrar naquilo que não tem, você nunca – NUNCA – terá o suficiente.” – Oprah Winfrey

You Might Also Like